ESTADO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
CRECHE MUNICIPAL MARILENE MATIAS
PROJETO
PEDAGOGICO
Higiene e Saúde com foco no “PIOLHO”.
“ Se uma criança vive com aceitação e amizade; aprende
a encontrar
o amor no mundo.”
( Eny e Esther Sarli )
CURRAIS NOVOS
setembro de 2012
JUSTIFICATIVA:
O espaço escolar é educativo e formador.Além de repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias que tanto nos auxilia em busca de informações. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higienea qual deveria já vir formada pela família o que muitas vezes não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria criança. O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre a higiene com o corpo e com o ambiente.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver hábitos e atitudes favoráveis de
higienecorporal e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de
uma forma atraente, lúdica e educativa.
OBJETIVO DO PROJETO
Alertar pais, responsáveis, bem como professores e todos os seus colaboradores da creche, sobre a importância de se exterminar por completo a infestação de piolhos e lêndeas (Pediculose).
PÚBLICO:
Alertar pais, responsáveis, bem como professores e todos os seus colaboradores da creche, sobre a importância de se exterminar por completo a infestação de piolhos e lêndeas (Pediculose).
PÚBLICO:
Este projeto é destinado a Educação Infantil.
TURNO: Matutino
TURNO: Matutino
GESTORA: Janaylza
Lima de M. Araújo
COORDENADOR
PEDAGOGICO: Mª das Vitórias Garcia dos Santos
PROFESSORES:
Francisca Zilmar, Valdirene Borges, Cezilma Lopes, Maria Betânia.
DURAÇÃO: 30 dias ou mais, depende do tempo que o professor deseja dispensar aos
conteúdos trabalhados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos no ambiente o qual está inserido;
*Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
*Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
*Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
*Conscientização dos órgãos dos sentidos e suas utilidades para a vida diária; *Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
*Desenvolver psicomotricidade;
*Desenvolver a criatividade;
*Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;
RECURSOS:
Livros de literatura infantil;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Tintas, pincel, massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
Material escrito para recorte; (encarte de supermercado,farmácia, lojas, revistas jornal e outros);
Fantoches;
Jogos;
Material diverso para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
Escova de dente, creme dental;
*Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos no ambiente o qual está inserido;
*Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
*Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
*Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
*Conscientização dos órgãos dos sentidos e suas utilidades para a vida diária; *Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
*Desenvolver psicomotricidade;
*Desenvolver a criatividade;
*Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;
RECURSOS:
Livros de literatura infantil;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Tintas, pincel, massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
Material escrito para recorte; (encarte de supermercado,farmácia, lojas, revistas jornal e outros);
Fantoches;
Jogos;
Material diverso para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
Escova de dente, creme dental;
PROCEDIMENTOS:
Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, parlendas, advinhas, quadrinhas e histórias; Confeccionar álbum dos alimentos;
Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;
Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;
Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.
Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
Cruzadinha, labirintos e caça-palavras;
Contação de histórias com fantoches;
Jogo da memória de produtos de higiene;
Bingo de rótulos de produtos de higiene;
Atividades de classificação com rótulos de higiene e limpeza;
Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (consciência fonológica);
Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos, (orientação da escrita na linha, margem, pontuação e outros); professor escriba;
Leitura pelos alunos de pequenos textos conhecidos e decorados (quadrinhas, parlendas e poemas);
Atividades com as letras do alfabeto e números;
Sequência numérica e de quantidade;
Atividades com identificação das horas;
Atividades para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
Atividades com tintas, modelagem, recorte e colagem, dobraduras;
Atividades de mercadinho, utilizando dinheiro de brincadeira. (compra e venda);
Passeio ao mercado local;
Relatório oral e através de desenhos sobre as visitas;
Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio;
Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, parlendas, advinhas, quadrinhas e histórias; Confeccionar álbum dos alimentos;
Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;
Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;
Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.
Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
Cruzadinha, labirintos e caça-palavras;
Contação de histórias com fantoches;
Jogo da memória de produtos de higiene;
Bingo de rótulos de produtos de higiene;
Atividades de classificação com rótulos de higiene e limpeza;
Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (consciência fonológica);
Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos, (orientação da escrita na linha, margem, pontuação e outros); professor escriba;
Leitura pelos alunos de pequenos textos conhecidos e decorados (quadrinhas, parlendas e poemas);
Atividades com as letras do alfabeto e números;
Sequência numérica e de quantidade;
Atividades com identificação das horas;
Atividades para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
Atividades com tintas, modelagem, recorte e colagem, dobraduras;
Atividades de mercadinho, utilizando dinheiro de brincadeira. (compra e venda);
Passeio ao mercado local;
Relatório oral e através de desenhos sobre as visitas;
Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio;
Brincadeiras
no pátio com banho de bica;
Momento da escovação.
PALESTRA:
Promover palestra com um profissional da saúde
para debater sobre o tema do projeto, no intuito alertar os pais, responsáveis
e todo o corpo docente da creche sobre a importância da prática higiene para se
ter uma boa saúde.
AVALIAÇÃO:
Para resolver o problema do piolho, é necessário trabalhar em parceria com a família. Pois a higiene é uma regra a ser seguida por questões de saúde e esse papel é da família.
ResponderExcluirA escola nesse caso, só entra quando a família deixa de lado seu papel.